quinta-feira, 8 de novembro de 2007

À descoberta da escrita

A comunicação é uma das áreas mais relevantes no desenvolvimento curricular da Educação Pré-Escolar. Nesta faixa etária (3 – 5 anos), a comunicação oral é a base de toda a comunicação. As crianças relatam factos… histórias…novidades… cantam… recitam…
Tudo se baseia na oralidade!!!
Então como surge a comunicação escrita em ambientes de Educação de Infância?
Façamos uma reflexão…o que é a escrita? Segundo o Diccionário Enciclopédico, escrita é a representação de palavras ou ideias por meio de sinais. Então… a primeira forma de escrita é:

O Desenho:



Mas…para que não se perca a mensagem é necessário haver leitores… alguém que saiba ler!! Então os “sinais” têm que ser universais (pelo menos para um grupo). Esses sinais universais são letras… que formam palavras…. que formam frases…que transmitem ideias…pensamentos…
No Jardim de Infância inicia-se o contacto com esses “sinais” que dizem:

O meu nome e…Expressam ideias / notícias / sentimentos…




No Jardim escrevemos e lemos com os nossos códigos e vamos descobrindo como utilizar o código escrito dos mais crescidos.
A nossa caminhada de “escritores” e “leitores” começa aqui…numa sala de Jardim… das ideias… das letras…das emoções….



19 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem estruturado,com mensagens simples e compreensiveis tá claro que foram os nossos meninos a fazer!
=)

Anónimo disse...

O blog do Jardim mais falado...

E que todos os dias trás História xD

Anónimo disse...

mt interexant..mt interexant mxmo..pergunto.m..kem fex esta obra d arte?..fikem bem..beijinhos pos meninos,e para voxes..maria baptista

Anónimo disse...

Vivaldi! kem é k se lembra d ensinar Vivaldi a uma criança com menos de dez anos! Nem o Jorge Gabriel se lembraria de tal coisa!

Mas pronto, la xta..a minha mãe lembrou-se! kem mais para se lembrar! xD

Ta bonito o blog...e caros leitores devo dizer k o próximo artista a ser falado será...MIRÓ... se kiserem aprender mais kk koisa..basta virem ao jardim de infância xD

Anónimo disse...

Parabens meninos e meninas do jardim das descobertas.
Gostei muito do vosso blog, continuem eu vou continuar a visita-lo.
À educadoura e aos meninos, muitos beijinhos de: uma amiga de Peniche.

Anónimo disse...

Parabéns.
O vosso blog está ficar muito giro,bom trabalho.
Luisa Perdigão

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, está muito inovador.
É interessante ver, a partir de casa, os trabalhos efectuados pelos pequenos na escola. Continuação de bom trabalho e esperamos ansiosos por mais notícias...

Anónimo disse...

Estes meninos e meninas fazem muitas coisas Lindas =D

Anónimo disse...

Continuem assim ! Lindos ! Beijinhos (*~*)

Anónimo disse...

e eu que punha em causa a veracidade da afirmação da nossa Ritinhaa! =)

afinal é verdade...
temos Miró!
temos obras!
temos imaginação!
temos assinaturas!
temos nomes de obras!
temos crianças cultas!
temos miudos com imaginação!
temos auxiliares competentes!
(ou serão secretárias??)
temos...
temos...
temos educadora, sim sra!

BeijinhoO*

PS-> e fico à espera de saber qual será a próxima surpresa!
ritinha, tens que me ir actualizando! =)

Anónimo disse...

Estes meninos são uns artitas!
Um grande beijinho a todos!

Sónia disse...

O vosso blog está muito bom! (mas também… com essa equipe de trabalho não se esperava outra coisa!)

Sei que este blog é só uma pequena amostra das descobertas fantásticas que acontecem todos os dias nesse Jardim, por isso fica aqui prometida uma visita pessoal a esse mundo encantado.

Continuação de um bom trabalho.
PARABÉNS A TODOS!
Beijinhos

Anónimo disse...

Mas que grandes OBRAS!!!! Isso é que é trabalhar! Tanta imaginação e tanto empenho! Um obrigada especial às educadoras e auxiliares pelo vosso trabalho! Claro, os meninos é que são os artistas!!!!! E que grandes artístas!

Anónimo disse...

Pais João lúcio
temos gosto nesta escola,pois demonstram grande interesse em que as crianças tenham gosto pelas artes.

Anónimo disse...

tudo o qou os meninos e meninas pequeninas da atalaia fazem esta tudo escrito aqui... no vosso blog... dou os paraben... estou imprecionada convosco... beijinhos da ines

Anónimo disse...

Quando temos educadoras como a Paula, só podemos esperar coisas boas.Era assim á mais de 20 anos continua assim hoje.Certamente que com pessoas como tu o mundo no futuro seria muito melhor.Parabêns Paula e muito obrigada por te ter conhecido.JCarinhas

Anónimo disse...

Os meus amigos fizeram uns trabalhos giros, e eu também...
Gosto muito da minha escola, dos meus amigos e das minhas professoras que tomam muito bem conta de mim. Os meus pais adoraram ver os trabalhos que estão no blog.
Obrigado, bjs e até amanhã que eu tenho de ir dormir. Sonhos de estrelas.

Anónimo disse...

Olá eu sou o João Lúcio e estou com os meus pais e meu irmão a ver o site do meu J.I.e gostei de ver os nossos trabalhos. Agora vou dormir e esperar pela nossa visita de estudo ao moinho do meu avô Artur na segunda-feira. Adeus vou dormir, até amanhã .
:)

Anónimo disse...

Parabéns a todos que pensaram, elaboraram e concretizaram este blog, pois realmente da uma maravilha. E cá podemos, os pais, sempre olhar o que nossos filhos são capazes de fazer , principalmente quando são ensinados por pessoas com tamanha dedicação. continuem assim.

Virgínia Ludgero